segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os 3 Pilares da ciência da Administração

  • Taylorismo - Fordismo.
  • Escola Relações Humanas.
  • Teoria Clássica (Fayolismo).
-Administração Científica - Ênfase em Tarefas

Frederick Winslow TAYLOR

  • Americano da Filadélfia, fundador da Administração Ciêntífica;
  • Iniciou sua vida profissional como operário em 1878, na Midvale Steel Co., passando a Capataz, Chefe de Oficina e Engenheiro em 1885.
A teoria TAYLORISTA

Primeiro Período:
  • Estudo de tempos e movimentos.
  • Operário produzia muito menos do que era capaz de produzir.
  • Se o operário diligente (ativo) perceber a mesma Remuneração que o menos interessado, acabará se acomodando.
Segunda Fase:
  • Racionalização do trabalho operário x estruturação geral da empresa.
  • Vadiagem sistemática do trabalhador.
  • Desconhecimento , pela gerencia, das rotinas do trabalho.
  • Falta de uniformidade das técnicas e métodos.
Principios da administração científica

  • Seleção e treinamento de funcionários.
  • Salários altos e custos baixos de produção.
  • Identificação da melhor maneira de executar tarefas.
  • Cooperação entre administração e trabalhadores.
"Taylor falava que era fundamental separar a parte que planeja da parte que executa a tarefa"









Um comentário:

  1. O livro O MONGE E O EXECUTIVO é uma otima dica de leitura, essencial a qualquer um da área administrativa.
    resumo concreto e detalhado na medida certa da Teoria geral da adm!

    A MUST TO READ!

    ResponderExcluir